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Mensagem  Admin Ter Set 04, 2012 8:36 pm

Você não nasceu; foi construído. Em mundos modernos,
provavelmente será um robô ou androide; em mundos medievais
esta vantagem diz que você é um golem, uma estátua
feita com materiais raros e animada através de magia.
• Imunidades. Construtos nunca precisam dormir,
comer ou beber. São imunes a todos os venenos, doenças,
magias que afetam a mente — geralmente magias da escola
Elemental (espírito) — e quaisquer outras que só
funcionem contra criaturas vivas.
• Reparos. Construtos nunca recuperam Pontos
de Vida — nem com descanso, nem através de
cura, magia, poções ou itens mágicos. Eles podem
ser consertados por alguém que possua a perícia
Máquinas: um teste bem-sucedido de Habilidade
+1 restaura 1 PV em meia hora. Em caso de
falha, uma nova tentativa vai consumir mais meia
hora. A critério do mestre, o conserto pode levar
8 horas sem testes.
Construtos não podem ser ressuscitados, mas eles nunca
morrem realmente: um construto que chegue a 0 PVs estará destruído,
mas ainda pode ser consertado com a perícia Máquinas. Um
construto não recebe Pontos de Experiência em uma aventura durante
a qual tenha morrido.
• Magia. Construtos podem usar e recuperar Pontos de
Magia de formas normais (com repouso ou itens), mas não
podem adquirir Magia Branca, Elemental ou Negra. Apenas
um meio-golem poderá fazê-lo (veja adiante).

Androide (1 ponto)
Vem do grego “andros” (homem) e “oide” (criatura),
e significa autômato (robô) de figura humanoide. Um
androide é um construto com aparência e comportamento
humanos. É impossível saber a diferença sem um exame
cuidadoso ou formas eletrônicas de detecção.
• Aparência Humana. Androides normalmente têm boa
aparência, para lidar melhor com pessoas. Um androide de aparência desagradável, ou que
possa ser prontamente identificado como não humano,
reduz o custo da vantagem única em 1 ponto.
• Alma Humana. Alguns androides são tão perfeitos
que chegam a ter emoções verdadeiras. Em certos
casos, podem nem mesmo saber que são androides,
recebendo memórias falsas para acreditar que são humanos. Estes
construtos podem ser normalmente afetados por magias e poderes
que afetam a mente (Telepatia e magias da escola
Elemental (espírito), reduzindo o custo total da vantagem
única em 1 ponto.

Ciborgue (0 pontos)
Vem de “ciborg”, abreviação de “organismo cibernético”. Um
ciborgue é um tipo de “meio-construto”, uma combinação de homem
e máquina, reunindo o melhor dos dois mundos. Eles são
parte máquina, parte ser vivo.
Ciborgues podem ser máquinas com partes humanas,
ou humanos com partes mecânicas. Essa diferença é importante:
os primeiros têm cérebros eletrônicos, e os últimos
têm cérebros humanos.
• Construto Vivo. Uma vez que têm partes orgânicas,
ciborgues podem recuperar até metade de seus Pontos de Vida
(arredondado para cima) com descanso ou cura normais, sem a
necessidade de conserto. Isso quer dizer que metade de seus
PVs são “orgânicos”, e metade são “mecânicos”. Você ainda é
imune a magias que afetam apenas seres vivos.
• Cérebro Orgânico. Se você escolher esta opção, será normalmente
afetado por magias e poderes que afetam seres vivos, e a vantagem
única custará –1 ponto.

Golem (3 pontos)
Golens são criaturas mágicas artificiais, construídas por grandes magos,
clérigos ou cientistas a partir de materiais diversos.
O uso de magia poderosa na fabricação destes construtos permite que
apresentem uma impressionante variedade de tipos, formas e poderes. A maioria
lembra grandes guerreiros em armaduras metálicas, mas com formas tão diferentes que
nenhum humano poderia estar ali dentro. Outros são feitos de ossos, tornando-os
parecidos com mortos-vivos. Alguns são de vidro ou cristal, enquanto outros ainda
podem ser de madeira ou barro.
• Imunidade. Além das imunidades normais de um construto, golens são tremendamente
resistentes a magia. Eles possuem Armadura Extra contra todas as magias que causam
dano, e são automaticamente bem-sucedidos em testes de Resistência contra quaisquer
outras magias.
• Camuflagem. Muitos golens são do tipo “estátua viva”, feitos para se parecer com
esculturas de metal, madeira ou pedra. Conseguem se fazer passar por esculturas comuns ou
misturar-se ao ambiente, como gárgulas ou estátuas guardiãs de portais. Golens fazem testes
de Furtividade como se tivessem uma perícia própria.
• Monstruoso. Uma vez revelados, golens são criaturas horríveis e assustadoras.

Mecha (0 pontos)
O mecha (pronuncia-se “meca”) segue a estética dos robôs japoneses de mangá e
anime. Parece pouco com uma pessoa, e muito com maquinaria pesada. São grandes e
angulosos, os mais mecânicos entre os construtos.
Qualquer mecha que pertence a um personagem jogador é, na verdade, um Aliado com
esta vantagem única.
Mechas comuns têm tamanho humano ou maior, entre 2 e 3m de altura (mas aqueles de
escalas diferentes podem ser gigantescos). Têm a cabeça pequena em proporção com o resto
do corpo, reforçando a impressão de que são imensos. Muitos têm um visor no lugar dos olhos,
ou nem mesmo têm rosto — a cabeça mais parece um capacete.
Ao contrário dos androides, ciborgues e outros, mechas não são feitos para se adaptar
à vida humana — são considerados simples ferramentas, instrumentos ou eletrodomésticos.
Embora a maioria dos mechas tenha estrutura humanoide básica (cabeça, tronco, dois braços,
duas pernas), é muito comum que tenham formas diferentes, dependendo de sua função. Um
mecha de batalha pode possuir um canhão substituindo um braço, enquanto um mecha operário
pode ter garras próprias para segurar e transportar cargas.
• Aptidão para Forma Alternativa. A estrutura mais “mecânica” dos mechas também
permite que alguns destes robôs consigam mudar de uma configuração para outra — são os
famosos transformers.
A combinação humanoide/veículo é mais comum, pois oferece a versatilidade humana
e a mobilidade de um carro, moto, jato, nave ou outro veículo. Também existem as formas de
animal (em versão mecanizada), estrutura imóvel (uma torre de vigília, antenas de comunicação,
estação de batalha...), aparelho (pistola, rádio-gravador, fita-cassete...) e outras. Uns
poucos possuem três ou até quatro formas diferentes. Um mecha paga apenas 1 ponto por
esta vantagem.
• Modelo Especial. É comum que mechas sejam grandes demais para usar roupas,
armas, veículos e outros utensílios destinados a humanos. No entanto, podem recomprar esta
desvantagem por 1 ponto.

Meio-Golem (1 ponto)
Esta é a versão medieval mágica de um ciborgue — uma criatura viva que recebeu
partes artificiais mágicas em subtituição a certas partes naturais. Sua maior vantagem sobre os
demais construtos é a capacidade de usar magia.
• Construto Vivo. Meio-golens podem recuperar até metade de seus Pontos de Vida
(arredondado para cima) com descanso ou cura normais, sem a necessidade de conserto.
Metade de seus PVs são “orgânicos”, e metade são “mecânicos”.
• Cérebro Orgânico. Um meio-golem é normalmente afetado por magias e poderes que
afetam seres vivos.
• Magia. Meio-golens ganham uma vantagem mágica (Magia Branca, Elemental ou
Negra) à sua escolha.
• Insano. O processo de transformação em criatura artificial é algo horrível demais para
suportar. Todo meio-golem tem uma insanidade de –1 ponto.

Nanomorfo (3 pontos)
Um nanomorfo é um construto feito de metal líquido. Não tem partes mecânicas: é
formado por milhões e milhões de nanitas — robôs microscópicos que se prendem uns aos
outros e agem coordenadamente. Isso permite ao construto assumir quase qualquer forma,
exceto máquinas complexas como armas de fogo.
• Doppleganger. Por sua facilidade em mudar de forma e cor, um nanomorfo pode
assumir a aparência de qualquer pessoa ou objeto que tenha mais ou menos o seu próprio
tamanho (mas não pode copiar sua memória ou poderes especiais).
• Adaptador. Um nanomorfo pode modelar com suas mãos qualquer tipo de instrumento
ou arma simples, como clavas, lâminas e peças pontiagudas. Para ataques baseados em Força,
ele pode causar dano por esmagamento, corte ou perfuração, à sua escolha.
• Membros Elásticos. Um nanomorfo pode alongar seus braços ou tentáculos para
atingir alvos distantes.
• Bônus em Perícias. Um nanomorfo pode criar ferramentas e instrumentos diversos
com as mãos. Por isso recebe um bônus de +2 em testes de Habilidade ligados a Crime
e Máquinas.
• Regeneração. Um nanomorfo não pode ser consertado, mas regenera 1 Ponto de Vida
por rodada. Caso chegue a 0 PVs, leva 1dx10 minutos para recuperar 1 PV e então volta a
regenerar normalmente. As únicas formas de realmente deter um nanomorfo são através de
prisão (cativeiro, paralisia, congelamento...), dano contínuo (como ser mergulhado em um
tanque de ácido ou metal derretido) ou colapso total (caso ele receba dano igual a dez vezes seus
Pontos de Vida atuais, de uma só vez).
• Aptidão para Separação. Nanomorfos pagam apenas 1 ponto por esta vantagem.

Robô Positrônico (–2 pontos)
O robô positrônico foi inventado pelo grande escritor de ficção científica Isaac Asimov. Ele
tem forma humanoide, para usar instrumentos e veículos projetados para humanos. Tem aparência
nitidamente metálica, em cromo ou alumínio, enquanto outros são quase humanos — mas
sempre com algum detalhe óbvio para diferenciá-los, como os movimentos, olhos ou voz.
Em sociedades futuristas, onde robôs são criados para servir aos humanos, praticamente
todos os construtos que convivem com pessoas pertencem a este tipo.
• Código de Honra. Todos os robôs positrônicos são programados com as Três Leis da
Robótica, que são:
1ª Lei: jamais causar mal a um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano
sofra qualquer mal. Em mundos habitados por várias raças, esta lei pode ser extender a qualquer
semi-humano, ou qualquer não-construto.
2ª Lei: sempre obedecer ordens de seres humanos, exceto quando essas ordens violam
a 1a Lei, ou qualquer outro Código de Honra que o robô possua.
3ª Lei: um robô deve proteger sua própria existência, desde que essa proteção não entre
em conflito com a 1a ou 2a Leis, e nem com qualquer outro Código de Honra que o robô possua.
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